Editorial da Revista Futebol Estudado
Prezados leitores,
É com grande entusiasmo e compromisso que apresentamos a nova equipa editorial da Revista Futebol Estudado. Como fundador, Sérgio Raimundo, e editor, André Encarnação, temos a honra de liderar uma revista que pretende contribuir para a evolução do conhecimento através da união entre a teoria, opinião e a prática.
Dentro do vasto panorama desportivo, o nosso compromisso com a pesquisa científica, análise crítica e de opinião torna-se evidente nas páginas da revista, publicada e disponibilizada mensalmente, de forma gratuita.
Cada colaboração e artigo, científico e de opinião, são selecionados com rigor e de forma imparcial, para assegurar a excelência, riqueza, diversidade e evolução do conhecimento.
Mensalmente, apresentamos conteúdo exclusivo em português e espanhol, promovendo uma ampla e inclusiva discussão no universo da comunidade dos países de língua portuguesa e espanhola. Em paralelo, temos o prazer de anunciar edições especiais em inglês, num futuro próximo, que ampliam a nossa presença global, permitindo que a Revista Futebol Estudado seja acessível a todos os entusiastas e responsável por interligar académicos, investigadores, treinadores, atletas, staff, adeptos, etc., a nível global.
Convidamos todas as pessoas que partilham, não só a nossa paixão, como procuram refletir / opinar sobre diversos temas envolventes ao jogo e à sociedade, para entrarem nesta onda de discussão e enviarem os vossos pedidos de artigos e ideias para próximas edições em: editor@revistafutebolestudado.com
Desejamos a todos uma ótima leitura e bom futebol!
Revista Futebol Estudado
-
SÉRGIO RAIMUNDO, Fundador
Sérgio Raimundo, editor da Revista Futebol Estudado, autor do livro “Futebol Estudado e Praticado”, treinador de futebol profissional, desde o ano de 2008.
Bacharelado (2009) em Ciências do Desporto e Mestrado (2010) em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, lecionou, como professor convidado, o módulo de Pedagogia e Didática na Pós-Graduação em Futebol da Universidade Positivo (Brasil).
Iniciou o seu trabalho de treinador nas Escolas de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, clube no qual viria, em 2011-2012, a tornar-se Assessor do Futebol de Formação (categorias de base) e Treinador Adjunto (Auxiliar Técnico) dos sub19. Em 2012-2014 foi coordenador da Étoile Lusitana SA no Senegal, com quem venceu o prestigiado torneio de futebol de Sub-20 "Angelo Dossena", em Dossena, Itália e no qual foi premiado como o melhor treinador do torneio.
Teve passagens novamente, como treinador principal da primeira liga de sub19 em 2014-15, em Portugal e depois na Austria, como Treinador principal de Seniores.
Em 2016-17, após a conclusão, em Belfast, do Curso UEFA A com a Irish Football Association, o teve mais duas aventuras no Brasil (clube empresa Diamante Sport Club) e no Canadá (Urban Soccer Centre).
Já em 2019, seguiu para o Central Coast Mariners FC da Austrália como treinador dos sub20 e adjunto (auxiliar técnico) dos sub23, com o treinador Nick Montgomery. Ambos obtiveram um sucesso notável, sagrando-se campeões, em 2020, pelos Sub-20 e pelos Sub-23.
Em 2021-22, seguida à promoção à equipa Senior do Central Co,st Mari ers FC, o sucesso continuou, sagrando-se vice-campeões da Taça da Austrália e finalistas na Liga Australiana. No temporada seguinte, 2022-23, contra todas as expetativas, com a equipa mais jovem de sempre e o menor orçamento da liga, sagraram-se campões da A-League (nome principal Liga da Austrália), mudando a estrutura do futebol nesse país.
Entre Setembro de 2023-24, atuou como treinador-adjunto principal da equipa A (principal) do Hibernian FC, da Serie A (Escócia).
Desenvolve igualmente a vertente de escritor, através da sua colaboração com artigos para a Universidade do Futebol (Brasil). É, também, autor do livro “Futebol Estudado e Praticado".
Ao longo da sua carreira profissional no futebol, formou dezenas de jogadores para reconhecidos clubes como o Manchester City FC, o Everton FC, o Leeds United FC, o Newcastle United FC, o FC Barcelona, o Valencia CF, o FC Internazionale Milano, o Rangers FC, o SL Benfica, o FC Porto, o Sporting CP, o Galatasaray SK, entre outros.
A sua experiência profissional permitiu, até hoje, trabalhar em 7 diferentes países (Portugal, Senegal, Áustria, Brasil, Canadá, Austrália e Escócia), e desenvolver a sua capacidade linguística podendo falar 6 idiomas diferentes (Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão).
-
ANDRÉ ENCARNAÇÃO, Editor
André Encarnação, formado e apaixonado pelas áreas do turismo e do desporto. Todo o seu percurso pessoal e profissional gira em torno desta interligação como consultor, formador e investigador na área do turismo desportivo e sustentabilidade.
A frequentar atualmente um Doutoramento em Turismo pela Universidade de Málaga, possui um Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade (Coimbra), um MBA em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação (COGNOS), três Pós-graduações (Lisboa, Porto e Coimbra), nomeadamente em Direção Técnica em Futebol pela Universidade Lusófona, Gestão Desportiva na COGNOS e Gestão Integrada de Destinos Turísticos. Possui ainda licenciatura em Turismo (Coimbra) e uma Especialização em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade, incluindo ainda os cursos pedagógicos para Formador (FASTaoESTUDO) e E-formador (PERITIA). Interligado ao turismo, temos a salientar a participação do André como orador em vários colóquios.
Além de, atualmente, ser Island Innovation Ambassador em Portugal, diretor desportivo no União da Bola Futebol Clube, investigador, orador e formador em turismo e desporto, técnico numa associação de ação social, a experiência profissional do André engloba cargos de consultoria desportiva, turística e formativa, tendo desempenhado funções como coordenador pedagógico, consultor desportivo, diretor consultivo e consultor em turismo e desporto, liderando distintas equipas de trabalho em vários departamentos de empresas nacionais e internacionais, contemplando igualmente o papel de orador em múltiplas conferências e como formador nas áreas de turismo, desporto, sustentabilidade e economia circular. No futebol, possui igualmente experiência e bons resultados desportivos, nos cargos de Diretor Desportivo em clubes como União da Bola Futebol Clube, Portosantense, Futebol, CDP, SAD e Clube de Futebol de Formação da Madeira, Diretor do Futebol Jovem do Clube de Futebol União da Madeira, team manager no Boavista F.C. e representante da Scuola Calcio AC Milan.
No que concerne à prática desportiva, é atleta federado nas modalidades de padel e andebol, tendo inclusive orientado várias equipas universitárias. Durante a sua formação praticou igualmente futebol e ténis-de-mesa.
Finalmente, é de salientar a participação ativa do André na organização e participação como orador de eventos temáticos relacionados com o turismo e o desporto de contexto nacional, mas com projeção internacional, como o Blue Economy and Sustainable Islands Forum in Madeira 2022, o ACIRIS + 2022 Internacional Conference - Rethinking Culture, Social Innovation and the Impact on Tourism in Funchal e o Reevent Tourism in Coimbra.