Sejam bem-vindos!
O mundo do Futebol faz parte do mundo da vida e a vida tem em si o futebol também. O sucesso, dependendo dos objetivos dos profissionais, dos clubes ou projetos, depende de muitos fatores, não apenas técnicos, táticos, físicos e psicológicos, mas também sociais, culturais e históricos.
Os objetivos podem passar por formar jogadores para o futebol profissional, realizar transferências de jogadores, desenvolver profissionais, promover marcas, realizar apoio social, promover comunidades, ter um emprego que pague muito, ter um emprego que ajude o país socialmente, ecc. Há também diversos clubes amadores e profissionais que não têm objetivos precisos e outros que mudam de objetivos durante o decorrer das competições ou fases da vida. A realidade é que o futebol é um sistema dinâmico em constante mudança e nem sempre os clubes e seus profissionais têm uma identidade bem definida.
Apesar disso, todos os clubes podem ser bem mais do que somente um local onde se pratica futebol e se aprende técnica e tática, por serem instituições com capacidade de intervenção social e moldagem de comportamentos morais e valores. Todos os profissionais podem fazer parte disso também.
Fatores como a relação com outros profissionais, com os atletas, com a diretoria, com os torcedores, com o staff técnico, o QI, a genética, a biologia, a comunicação, competência, conhecimento, liderança, didática, pedagogia, inteligência emocional, fatores sociais e culturais, a personalidade e conduta diária, o quanto as pessoas confiam no processo, são certamente chave nesse caminho que não é previsível, nem se pode repetir até que seja possível viajar no tempo, mas que se pode ir corrigindo e aperfeiçoando.
Para ser um grande profissional, ter espírito de geometria, onde tudo se encontra matematicamente correto e previsível é insuficiente, assim como saber toda a informação de todos os livros ou ter ganho copas e campeonatos no passado. Tudo isso poderá ajudar, mas para se ser bem sucedido é necessário fazer acontecer. É necessário conseguir fazer a gestão de conhecimento, otimizar o desempenho individual e das pessoas que compõem o grupo de trabalho e alcançar os resultados pretendidos e idealizados. Dizemos “otimizar” e não “saber como otimizar”, pois ambas as coisas são diferentes. O saber é diferente do saber fazer e o saber fazer é diferente do fazer acontecer. Para isso estamos aqui, apenas para contribuir um pouco na evolução do conhecimento e ajudar a partilhar boas PRÁTICAS e propostas de ESTUDO.
Mais uma vez, sejam bem-vindos!