Funções Primárias do Treinador

O Treinador

Por Sérgio Raimundo

VISÃO
Objetivos a atingir em determinado tempo e com determinados valores, para que o clube, escola, associação ou pessoa física considere que teve sucesso no processo. Como já vimos num artigo deste BLOG: No Futebol de Competição “a verdade é a vitória” - o sucesso pode apresentar-se de várias formas e será específico para cada entidade e seu contexto.
Ter sucesso pode ter um ou vários objetivos dos seguintes em conjugação: promover marcas, desenvolver jogadores e / ou staff, retorno financeiro, vencer títulos, transferir jogadores, intervenção social, sucesso académico, etc.

ESTRATÉGIA
Etapas intermédias de trabalho a percorrer para atingir os grandes objetivos que se pretendem alcançar. Planeamento intermédio assente nas necessidades da instituição (clube, escola, associação ou pessoa física), dos atletas que fazem parte do processo e do contexto organizacional e social do projeto.

AMBIENTE
Adaptar-se e fazer convergir o desenvolvimento do trabalho com fatores contextuais como os recursos financeiros, recursos de treino, ambiente competitivo (torcedores, nível da competição, etc.), pessoal, instalações, práticas de trabalho, outros treinadores e profissionais de suporte. O treinador deve fazer a gestão de todos eles e procurar a melhor conjugação que pode ajudar a ter sucesso.

RELACIONAMENTO
Influenciar o contexto através da construção de relações com os atletas e pessoal associado ao processo, incluíndo, não apenas o pessoal nele envolvido diretamente, mas também do contexto do atleta e do clube. Por exemplo, a federação de futebol, árbitros, a escola, a família, entre outros. As relações deverão ter em vista a optimização do desempenho de um todo, para servir o objetivo pretendido. Quanto mais o treinador conseguir cativar, contribuir e influenciar o contexto organizacional, maior será a possibilidade de obter os melhores resultados. As suas características pessoais (educação, experiência de vida, conhecimento, filosofia de treino, vida e demanda pessoal, etc.) influenciarão o seu discurso que por sua vez influenciará as relações.

PRÁTICA
Gestão do treino e da competição (observação e resposta planeada e / ou em tempo real). Algumas variáveis que influenciam diretamente a qualidade da prática são a metodologia de treino, qualidade dos exercícios de treino e transfer que os jogadores fazem dos mesmos para a competição / projeto realizado, tarefas de instrução como o feedback pedagógico, demonstração, gestão do clima do treino, desenvolvimento individual e colectivo dos jogadores, estilos de ensino, conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento dos atletas, explicação, comunicação, optimização do tempo de prática, manipulação do espaço físico (affordances), gestão dos comportamentos dos atletas, estabelecimento de regras de interação, entre muitas outras.
O treinador deve ser capaz de fazer os skills técnicos, táticos, físicos, mentais, morais, sociais, convergir no momento único que é o jogo, onde tudo acontece ao mesmo tempo,

REFLEXÃO
Aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Importa ir avaliando a evolução do projeto e os resultados obtidos, mantendo registos exatos do processo. É, também, importante fazer uma análise crítica do próprio desempenho e do desempenho do grupo de trabalho. Depois de realizada essa revisão e avaliação, será possível desenvolver propostas para novas práticas, mantendo as que estão funcionando bem. 
 
 
 
Anterior
Anterior

Os 11 Mandamentos para um Departamento de Futebol e seus Treinadores

Próximo
Próximo

O Cérebro e o Jogo